terça-feira, 6 de agosto de 2013

Tá enjoando?

No início da gravidez é normal que a mãe sofra com terríveis enjoos. Durante os anúncios, ouvimos de mamães e papais experientes vários relatos. Algumas mães nunca tiveram, outras tiveram demais. Algumas com vômito e outras que se especializaram em parar o carro em segundos.

Que dó, que dó, que dó...


Semana passada tivemos mais uma consulta, e diante das queixas da mamãe Nívia (Blog da Ní), a médica nos deu uma notícia que ao menos amenizou nossa preocupação. Primeiro: que estes sintomas costumam passar após o 3º mês. Segundo: que esse mal estar é causado pelo hormônio hCG, aquele mesmo que é detectado nos teste de gravidez. 

Não se sabe ainda o porque disso, mas já está comprovado que mulheres com mais enjoos estão menos propícias em sofrer abortos, partos prematuros e a dar a luz a bebês com baixo peso. Vale lembrar que as probabilidades são menores, mas claro que não é uma regra.

Diante da judieira que é ver a mamãe passar por isso todos os dias (somado à problemas de estomago. Ô dó...), resolví pesquisar formas de amenizar os sintomas:

- Alimente-se a cada duas horas.
- Coma pequenas porções.
- Evite alimentos gordurosos, pois são de difícil digestão.
- Coma biscoitos de água e sal para aliviar o mal-estar.
- Evite alimentos muito condimentados.
- Comer alimentos ricos em vitaminas do complexo B pode diminuir a náusea.
- Reduza o uso de temperos com cheiros muito forte como o alho.
- Evite deitar logo após comer.
- Fundamental que esteja bem hidratada. Às vezes, água pode aumentar o enjoo. Tente colocar uma fatia de limão na água que irá beber.
- Gelo ou sorvete costumam ajudar.

Lí bastante sobre o uso de gengibre e o melhor de todos, que acho que ela vai gostar: durma bastante. Quem sabe dá certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário